MEC oferece formação continuada para professores

O mundo está em constante processo de transformação e, com ele, muda também a forma como a sociedade enxerga e conduz aeducação. Surgem novos métodos de aprendizado. Emergem temas que valem a pena começar a ser abordados em sala de aula. A própria mentalidade de alunos, pais, gestores e professores não permanece a mesma. Como os educadores devem agir para não serem engolidos por esse turbilhão de novidades?

Assim como em qualquer outra profissão, a atualização é a palavra-chave. É importante que, após formados, os professores continuem fazendo cursos que agreguem novos conhecimentos a sua formação e, também, os ajudem a se reciclar enquanto profissionais.

Para ajudar nessa missão, listamos cursos de formação continuada que o MEC(Ministério da Educação) oferece a professores de todo o Brasil. Confira, abaixo, e veja quais deles podem te ajudar a ser um professor ainda melhor para os seus alunos!

1. FORMAÇÃO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Com duração de dois anos, o curso é voltado para professores que trabalham com crianças em idade de alfabetização. A metodologia inclui estudos e atividades práticas que abordam questões como: os processos de avaliação ideais para esses alunos; o melhor tipo de acompanhamento; como planejar a didática do dia a dia; e a melhor maneira de trabalhar com os materiais distribuídos pelo MEC.

2. PROINFANTIL
Também com duração de 2 anos, trata-se de um curso a distância voltado para profissionais que trabalham com alunos da Educação Infantil e Pré-Escola ou, então, em creches. A especialização busca desenvolver nos professores técnicas e estratégias de intervenção pedagógicas para lidar com crianças desta faixa etária.

3. PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Oferecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o curso é voltado para professores que atuam na rede pública de educação básica e querem dar um upgrade no currículo. Há turmas para Licenciatura, Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica.

4. PROINFO INTEGRADO 
Trata-se de um programa da Secretaria de Educação a Distância que oferece uma série de cursos para professores interessados em saber mais sobre TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Entre os cursos ofertados estão: Introdução à Educação Digital, Tecnologias na Educação e Redes de Aprendizagem.

5. E-PROINFO
Plataforma digital do MEC que também oferece uma série de cursos sobre Educação Digital. Voltada a todos os professores da rede, a ferramenta foi criada para que os educadores tenham um ambiente virtual, de fácil acesso, em que possam se atualizar sobre questões relacionadas à profissão. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

6. PRÓ-LETRAMENTO
Curso semipresencial, voltado a professores que trabalham nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. A especialização apresenta metodologias que facilitam a aprendizagem da leitura, escrita e matemática nos primeiros anos da Educação Básica.

7. GESTAR II
Semipresencial, o curso também é voltado para a melhoria do ensino de matemática e língua portuguesa na sala de aula. No entanto, essa especialização é, apenas, para professores que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública de educação.

8. REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 
Com cursos nas áreas de Alfabetização e Linguagem, Educação Matemática e Científica, Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação Física, o programa é voltado para professores de Educação Básica que atuam na rede pública de educação do país.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Suzileia disse:

    Poderiam abrir vagas também para aqueles professores formados que não atuam no momento.

  2. LUCILENE disse:

    EU QUERO FAZER UM CURSO DESSES.

  3. LUCILENE disse:

    EU QUERO FAZER UM CURSO DESSES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *