Inscrições abertas para vestibular UFRGS 2019- 4.017 vagas, distribuídas em 90 cursos superiores gratuitos

Para o primeiro semestre de 2019, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul pretende preencher 4.017 vagas, distribuídas em 90 cursos superiores gratuitos. Esse número de oportunidades representa 70% do total ofertado pela instituição. Os demais alunos, que correspondem a 30%, serão selecionados através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Inscrições para vestibular UFRGS 2019

O prazo de inscrição segue aberto de 15 de outubro até 12 de novembro de 2018. Os interessados nas vagas devem acessar o site oficial da universidade, preencher o formulário e pagar a taxa de participação. O boleto é emitido no valor de R$ 125 e pode ser pago em qualquer agência bancária.

Na hora de se inscrever no processo seletivo, cada candidato deve se atentar a modalidade de ingresso compatível com o seu perfil. A primeira opção, L1, diz respeito aos alunos da rede pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A modalidade L2 também trata de egressos do Sistema Público de Ensino Médio e com baixa renda, mas leva em consideração apenas os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Há, ainda, a modalidade L3, que contempla candidatos que fizeram o ensino médio na rede pública, independentemente de renda per capita. A L4 não leva em conta a renda, mas sim se o candidato estudou em escola pública ou se autodeclara preto, pardo ou indígena.

Estudantes com renda igual ou inferior a 1,5 salário e que possuem alguma deficiência podem recorrer ao L9. Já a modalidade L10 contempla candidatos de baixa renda, deficientes e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Nos dois casos, é necessário ter feito o ensino médio na rede pública de ensino.

A modalidade L13 foi criada para pessoas com deficiência oriundas do sistema público de ensino médio, mas não considera a renda familiar. O mesmo se aplica ao L14, acrescentando a exigência de autodeclaração étnico-racial.

Provas

As provas estão marcadas para os dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro de 2019. No primeiro dia de vestibular, os candidatos terão 4h30 para responder questões de física, língua estrangeira e literatura em língua portuguesa. Veja a lista de leituras obrigatórias.

No segundo dia, o conteúdo da avaliação será composto por perguntas sobre Português e uma proposta de redação. Já no terceiro dia de prova, os candidatos terão que demonstrar os conhecimentos sobre Biologia, Química e Geografia. Por fim, no quarto e último dia, a prova contará com questões de matemática e história.

O vestibular UFRGS 2019 será aplicado nos seguintes municípios gaúchos: Porto Alegre, Tramandaí, Imbé e Bento Gonçalves.

Alguns cursos exigem a realização de provas de habilitação específica, como é o caso de Música e Artes Virtuais. Os testes estão marcados para acontecer no período de 25 a 29 de novembro. As datas, bem como os horários, devem ser checadas por cada participante no portal do candidato.

➜ Resumo do vestibular

  • IES: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Número de vagas: 4.017
  • Cursos: graduação (bacharelado e licenciatura)
  • Período de inscrição: de 15 de outubro a 12 de novembro de 2018
  • Divulgação dos locais de prova: 11 de dezembro de 2018
  • Taxa de inscrição: R$125,00
  • Provas: 6, 7, 8 e 9 de janeiro de 2019
  • Divulgação dos resultados: até 21 de janeiro de 2019

Ainda tem dúvidas com relação ao vestibular UFRGS 2019? Então leia o edital e consulte outras informações sobre o concurso no manual do candidato.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: