Cursos gratuitos online para escrever melhor: veja 6 opções

De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cerca de 70% dos alunos concluem o ensino médio com defasagem de aprendizagem em Língua Portuguesa. Isso acaba afetando a vida profissional desses estudantes, já que a boa escrita é uma habilidade essencial para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Uma opção para quem quer superar essa dificuldade é procurar cursos gratuitos online para escrever melhor. Há várias opções na web, inclusive alguns voltados para aprimoramento profissional. Separamos seis delas para você.

Como escrever melhor? Lista com 5 cursos

1 – Como escrever melhor

O objetivo do curso do site Cursou é ensinar maneiras de melhor organização do texto escrito por meio de uma estrutura básica e carga horária de duas horas. O conteúdo programático envolve os seguintes temas: preparando o texto; as quatro perguntas; discurso formal e informal; redação; e revisão do texto. Outro curso do site que também pode ajudar quem quer escrever melhor é o Redação para Leigos, que dá dicas e macetes para os estudantes produzirem uma boa redação. Ambos os cursos não dão direito a certificado.

2 – Comunicação escrita para o trabalho

Oferecido pela Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho, o curso é voltado para profissionais que querem aprimorar as habilidades comunicativas em textos escritos em situações de trabalho. Com carga horária de 40 horas, o curso foca três tipos específicos de textos a partir da atualização de conhecimentos sobre regras da Língua Portuguesa: correio eletrônico, carta de apresentação e curriculum vitae. O curso dá direito à certificação.

3 – Ler para Escrever Melhor

Oferecido pelo site Curso Grátis Online, o curso foca na importância da leitura para a boa escrita e a produção de textos criativos. Entre os tópicos abordados estão: ler, pensar e escrever; a arte de ler; como escrever bem; a leitura como facilitadora da escrita; linguagem e expressões características de cada gênero etc. O curso dá direito a certificado.

4 – Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual

O curso é oferecido pela UniEducar, instituição de Educação que atua nas áreas de Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial. Online e gratuito, o curso tem duração de 4 horas-aula e aborda tópicos como concepção de Linguagem, Linguagem e Pensamento, Linguagem e Ideologia e outros conceitos fundamentais. A metodologia do curso é baseada em videoaulas realizadas via internet e consulta a livros eletrônicos disponibilizados em PDF. Há opções pagas de curso com carga horária maior. Confira mais informações.

5 – Língua Portuguesa sem Complicações

Para escrever bem é preciso antes de tudo saber e entender as regras da Língua Portuguesa. Esse é o foco de mais um dos cursos gratuitos online para escrever melhor recomendados, nesse caso específico oferecido pela Fundação Bradesco. Temas como acentuação, regência, concordância nominal e verbal, coesão e coerência textual estão na estrutura do curso, que tem carga horária de 20 horas-aula.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: