Caderno de atividades Maleta Infância elaborado pelo Futura em PDF

Este caderno, cujo foco é a educação integral para a infância, tem como tema central a diversidade na infância e das infâncias no Brasil. Quando fomos convidadas para a curadoria deste caderno e da Maleta Infância, percebemos o quanto essa conversa faz parte do nosso cotidiano e remonta às experiências adquiridas nas práticas educacionais e ao longo de nossa trajetória profissional.
Profissionais há 23 anos juntas nessa roda, descobrimos estradas, rios, terras, quintais, cidades, ruas, favelas, florestas, campo onde encontramos crianças que vivem, estudam, brincam e trabalham. […] “pequenos agricultores, quilombolas, povos indígenas, pescadores, camponeses, assentados, reassentados, ribeirinhos, povos da floresta, caipiras, lavradores, roceiros, sem-terra, agregados, caboclos, meeiros, boias-frias, entre outros” (Revista POLI, 2012, p. 23). Descortinou-se um novo cenário para reflexão sobre educação, e aqui destacamos a infantil e fundamental, levando em conta territórios geográficos até então inexplorados: Religião, Gênero, Ética, Direitos Humanos, Campo, MST, Quilombola, População Ribeirinha, Cinema, Teatro, Música, Curumins, Ciência, Território
Geográfico, Inclusão, Literatura, Racismo, Preconceito, História das Crianças e História da Infância. Nossa proposta era reunir os vários Brasis e as diversas infâncias, saberes e fazeres de Norte a Sul nessa trajetória. Foi possível nos depararmos com formas singulares de práticas educacionais, visto que os temas se amparam e se sustentam em políticas públicas e em modelos de gestão e formação docente.
Para se entender o contexto em que se vive e se atua, precisa-se conhecer e refletir sobre os processos socio-histórico-culturais que constroem a marca de um tempo, sendo este um dos elos que se deve destacar no momento em que se pensa em um projeto educativo. Deve-se estar atento às seguintes questões: o que é a infância hoje? Como lidar com as necessidades e os desafios que ela nos impõe como educadores? A educação infantil, desde 1988, tem outorgado em nossa Carta Magna o direito das crianças às instituições educacionais, estabelecendo a garantia de atendimento de creche e pré-escolas às crianças de 0 a 6 anos, sendo competência do município a manutenção desse nível de ensino, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado.

Link para DownloadCaderno de atividades Maleta Infância elaborado pelo Futura em PDF

Fonte: http://www.maletafutura.org.br/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: