5 formas além do Prouni de ingressar na universidade sem precisar pagar

Que o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar numa instituição de nível superior você já deve saber. Mas e se você não se encaixa nos pré-requisitos do Programa, como fazer?

Existem no mercado diversas iniciativas privadas, públicas federais, além das próprias faculdades e universidades que concedem benefícios acadêmicos. Mas você conhece quais são essas oportunidades? Nós selecionamos 5 formas, além do Prouni, de ingressar em uma universidade. Confira:

Programa federal

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal de financiamento estudantil que garante juros mais baixos que os praticados pelo mercado. Existente desde 1999, esse programa permite que você estude em uma instituição de nível superior privada e só comece a pagar a dívida até dois anos data de formatura.

Os alunos interessados precisam ter feito o Enem de 2010 ou anos posteriores e estarem matriculados em cursos que tenham uma boa avaliação na prova do Sinaes, aplicada pelo MEC.

O estudante pode financiar o curso em 50% a 100% e a renda mensal familiar precisa ser menor do que 20 salários mínimos.

Programas de iniciativa privada

O Quero Bolsa é um site especializado na oferta de bolsas de estudos criado em 2012 que oferece descontos de até 75% no valor de mensalidades de faculdades privadas. Nesse Programa não é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) além de também não precisar comprovar renda.

Já o Educa Mais Brasil oferece descontos de até 70% para cursos de graduação e possui parceria com mais de 18 mil instituições. As inscrições são gratuitas e para isso é preciso efetuar o cadastro no site oficial do Educa Mais Brasil 2019, onde você pode consultar as instituições e cursos, o estado e a cidade de seu interesse.

Bolsas de atividades esportivas

Muitas Instituições oferecem bolsas de estudos para atividade esportiva, ou seja, você precisa ser um atleta pela faculdade, participar dos campeonatos universitários, e ter um bom desempenho acadêmico para garantir a bolsa.

As bolsas de descontos esportivas podem chegar até 100% de desconto na mensalidade, no entanto depende do seu desempenho nos esportes e depende da instituição.

Bolsa de Iniciação Científica

Já as bolsas de Iniciação Científica são oferecidas para estudantes que desenvolvem estudos como pontapé inicial para as áreas de pesquisa acadêmica.  A iniciação científica é uma atividade paralela ao curso de graduação e por isso o aluno deve ter algum tempo para se dedicar à carga horária exigida pelo programa.

Bolsas de Universidades

Outra opção é estudar com bolsas de estudos oferecidas pelas universidades. O estudante pode procurar diretamente a instituição que gostaria de estudar e perguntar sobre opções de bolsas de estudo. Geralmente o estudante precisa tirar notas excelentes para garantir esse tipo de benefício.

Fonte e  mais informações: http://governobrasil.com/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *